TERRA CHÃ
(Concelho de Rio Maior- Freguesia de Alcobertas)
Serra de Aire e Candeeiros:
Os sabores de cada região são a herança da terra e das mãos que a trabalham ou dela colhem. Fazem parte do património local, e são marcas da sua autenticidade e identidade.
Pela natureza do parque natural Serra de Aire e Candeeiros fazem-se percursos pedestres, de bicicleta. Estes caminhos vão sempre passar por Nazaré e alcobaça.
Ao percorrerem o parque estão nessa área diversos campos de alecrim e quase 30 espécies de orquídeas, para além de oliveiras, carvalhos, medronheiros e loureiros.
Árvores e plantas que servem não só para vestir a serra, mas que são também utilizadas e valorizadas no contexto de cozinha.
Aldeia de Chãos e Terra Chã

A Cooperativa Terra Chã, situa-se na aldeia Chãos, no concelho de Rio Maior.
Como produtos típicos da Terra Chã, que está localizada na Serra de Aires e Candeeiros, temos diversos vinhos e licores, azeite, pão e queijo, algumas carnes e enchidos e por fim sal e algumas aromáticas.
Para uma boa degustação e para a prova de alguns dos produtos típicos existe o restaurante Terra Chã, em Alcobertas, no concelho de Rio Maior que irá satisfazer as pessoas mais curiosas a nível da gastronomia.
O chícharo era muito usado antigamente nestas serranias, foi um dos ingredientes recuperados pelo restaurante, que pretende recriar diversos pratos que se foram perdendo com o tempo. Caso da Chicharada da serra, a feijoada que chícharo em vez do feijão, esta leguminosa acompanha também o Cabrito serrano, prato autóctone e tipicamente ribatejano. Segundo a tradição, quando o pão ficava mais duro, este era aproveitado para preparar migas, adicionando-se azeite e feijão ou chícharo. As migas com bacalhau são um prato que de certa forma, representava ou estava associado à pobreza, embora muito equilibrado.
Finalizando com algumas sobremesas como por exemplo o pudim de chícharo, o requeijão com mel ou as filhoses.




Esta atividade também acontece na cooperativa Terra Chã, situada na Aldeia de Chãos em pleno coração do Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros.
Acompanhados pelo pastor e pelo seu rebanho comunitário com cerca de 200 cabras serranas, os diversos visitantes terão a oportunidade de observar e vivenciar esta experiência única e de certa forma, sair um pouco da zona de conforto.
Ao longo do percurso, poderão vivenciar o dia-a-dia de um pastor, interagindo com ele e aprendendo com ele aquela que é a sabedoria tradicional.
O percurso pedestre estende-se por cerca de 3Km com uma duração de 3H, com início e finalização na Aldeia de Chãos.
Depois dos visitantes e participantes se sentirem na pele de um pastor e percorrem esta nova realidade e saem desta atividade com ânimo e de braços abertos a novas experiências, irão visitar as salinas naturais de Rio Maior. Estas são consideradas uma maravilha da natureza, uma vez que o mar fica a 30km.
