INTERNACIONAL
Ser Pastor Por Um Dia
"Pastor por um dia", consiste nomeadamente numa atividade elucidativa em que pessoas de várias faixas etárias se transformam em pequenos pastores por apenas um dia, praticando as suas funções. Esta atividade surge de modo a criar empatia e conhecimento para com esta profissão tão antiga e atualmente tão esquecida, de forma a que as crianças saibam que o "leite não vem do pacote".
Em Portugal podemos encontrar inúmeras tentativas bem-sucedidas desta atividade:
- Serra da Estrela - Seia
- Gerês - Parque Nacional
- Rio Maior - Serra dos Candeeiros
- Montalegre - Aldeia de Outeiro
- Pisão - Aldeia da Arada
Também é possível encontrar esta mesma atividade noutros países.
A nível internacional, estes planeamentos encontram-se maioritariamente em países onde a atividade pastorícia ainda é muito presente, surge então:
- Suiça - Museu Riederalp
- Euskadi - Parque Natural de Urkiola- Pais Basco
- Kilmainhamwood - Irlanda
Suíça - Museu Riederalp
- Como viviam os homens nos Alpes Suiços antigamente?
- Como era o queijo produzido?
Estas são algumas das perguntas que podem ser feitas dentro de uma cabana de 400 anos - "Nagulschbalmu", onde a cozinha, a sala de estar, os estábulos e a zona de fazer queijo se mantém intactas.
O programa decorre entre 2-4 horas e acarreta um máximo de 15 pessoas (adultos ou crianças).
Euskadi, Parque Natural de Urkiola- Pais Basco
O Pastor Patxi Solana partilha o seu dia-a-dia num dos sítios mais bonitos de Euskadi- no Parque Natural de Urkiola, Pais Basco, Espanha, os grupos descobrem os segredos do queijo Idiazabal através de uma oficina participativa de fazer coalhada e queijo fresco, parte da coalhada é feita com ferramentas de madeira reproduzindo o saber ancestral que dizem vir do Neolítico.

Kilmainhamwood - Irlanda
Na quinta Rathe House, os participantes serão apresentados a Brian Garvey, House e à sua equipa de cães, onde vão aprender o básico de trabalhar com animais em áreas abertas e como lidar com os cordeiros.

